terça-feira, 31 de março de 2015

Mas qual o primeiro passo, Aline?

Esse post vai ser um pouquinho óbvio e irrelevante pra você que já está acostumado a viajar. Se for esse o seu caso, pule para o próximo. Se você não se encontra dentre essas pessoas continue lendo que hoje eu vou te ajudar a tirar o PASSAPORTE!

Tirar o passaporte é muito fácil! Primeiro você deve ir no site da Polícia Federal (link aqui). Ao fazer isso, tenha em mãos os seguintes documentos: identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de que votou na última eleição e certificado de reservista (para homens).

Vá na opção "Requerer Passaporte" e depois "Emissão de passaporte". Preencha tudo. Depois disso o sistema gerará uma GRU (Guia de Recolhimento da União) que você deverá pagar no banco. Atualmente o valor é de R$ 156,07. Atenção com a data de vencimento!

Após pagar a GRU você deverá agendar pelo mesmo site o dia do seu atendimento na Polícia Federal. Escolha o local mais próximo e o dia.

Depois de agendado você deverá comparecer no dia e hora marcados levando os documentos listados acima e também a GRU paga e, se tiver, o passaporte anterior.

Não fique nervoso! Não é uma entrevista! Você simplesmente será chamado para mostrar os documentos ORIGINAIS, tirar uma foto e recolher suas digitais. Será marcada uma data para você ir buscá-lo.

Parabéns! Você concluiu o primeiro passo para realizar o sonho da sua viagem!

PS: a maioria dos países exigem que seu passaporte tenha uma validade de no mínimo 6 meses para você viajar.  Ou seja, verifique se ele tem esse tempo antes da viagem, senão será necessário renová-lo. Então, embora seu passaporte tenha validade de 5 anos, na prática não é bem assim, né?

imagem retirada do site decolar.com

29 comentários:

  1. Muito boa a explicação, estava mesmo preocupando um post desse tipo. Bjokass
    www.belasebellas.com

    ResponderExcluir
  2. tão bom viajar né???
    Dá trabalhinho essas burocracias, mas no final vale a pena :)
    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! ♥♥♥

    Instagram: @blogdareh

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ola gostei muito do seu post eu quero muito viajar para fora e não sabia direito dessas burocracias e você explicou direitinho gostei muito
    Beijos !
    http://lindobatom.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/SnobBeleza?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post, super útil! :)
    Bjs

    http://www.estrelaminha.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline! Ouvi uma vez que se você que viajar, mesmo não tendo condições, tire o passaporte que tudo passa a dar certo!

    Bjs, rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Samara! Já vi gente ganhar viagem e não poder ir porque não tem passaporte!

      Excluir
  6. ótimas dicas aline, ainda não tenho meu passaporte, agradeço pelas dicas de como te-la, super bjus!

    http://bypatriciacamargo.com/vlog-fashion-show/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Patrícia! Em breve farei um explicando como irar o visto americano! Espero você aqui! Beijos

      Excluir
  7. Nossa, não fazia ideia de que era tão fácil assim!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a forma como você descreveu o processo, muitas pessoas acabam imaginando mil coisas né?
    Já tirei meu passaporte e foi super fácil e tranquilo! (:
    Um beeeeijo

    http://dicasparatodas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Pra quem ainda não tirou são boas dicas, salvou a vida de muita gente com esse post, pois qdo vamos tirar, sempre aparece 1001 duvidas ne hehehe

    Bjuuuu
    http://www.blogjumedeiros.com/

    ResponderExcluir
  10. Por enquanto eu não pretendo viajar para "fora", mas amei as suas dicas e tenho certeza que ajudou muita gente que queira e que está em mente planejando uma viagem dos sonhos <3 *-*
    Beijooooos linda,
    http://peqenaruiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tenho muitaaa vontade de viajar pra fora então esse post foi super útil porque eu achei que era super complicado. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  12. Oi, Aline! Adorei a ideia do blog (também sonho muito em ir pra Disney), e mesmo o ato de tirar o passaporte ser simples, esse post foi extremamente útil. Tirei o meu há uns 2 anos atrás e acabei nunca usando rsrsrs

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o post explicando tudo direitinho ;) A Disney é muiiiito legal, vale a pena toda a função! Beijinhos

    www.chezb.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline!

    Adorei o post, vou tirar meu visto esse ano e te post me ajudou bastante!!

    Obrigada pela visita!

    Estou te seguindo, me segue também para não nos perdermos de vista!

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  15. Que bom que gostou Patrícia!! Beijos

    ResponderExcluir
  16. oiee ameii suas dicas seria para meu esposo a viagem ate mandei ele ler que bom vai ser a primeira viagem dele pra fora e estamos ansiosos pois não sabemos de nada e como somos leigos foi bom saber algumas dicas demais :)

    ResponderExcluir